top of page

SOBRE

CIÊNCIA, UNIVERSIDADE E OUTRAS IDEIAS

REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO E A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NO INICIO DO SECULO XXI

 

Meu nome é José Alexandre Felizola Diniz Filho e sou Professor Titular do Departamento de Ecologia & Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, desde 1994. Sou bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq e coordeno o Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia (INCT) em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade. Fui membro de diversos comitês da CAPES e entre 2007 e 2010 fui coordenador-adjunto da área de Ecologia & Meio Ambiente. Em 2014 fui eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências e em 2018 recebi a comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional da Presidência da República, pelas minhas contribuições à ciência brasileira. Entre 2014 e 2017 fui Pró-Reitor de Pós-Graduação na UFG e atualmente coordeno o Programa de Pós-Graduação em Ecologia & Evolução desta universidade.

Tenho me dedicado a diversos projetos de pesquisa envolvendo a análise estatística e computacional dos padrões em biodiversidade e os processos ecológicos e evolutivos subjacentes a eles, especialmente os efeitos do clima e sua dinâmica, em diferentes escalas geográficas e níveis hierárquicos. Sou professor de “Paleobiologia” do curso de graduação em Ciências Biológicas e oriento meus estudantes de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em “Ecologia & Evolução” e em “Genética e Biologia Molecular” da UFG.

Quero usar minha experiência dos últimos 25 anos trabalhando como professor, pesquisador e gestor na UFG, e atuando indiretamente ou cooperativamente em outros órgãos do Governo, em ONGs e na iniciativa privada, para ajudar vocês a entender alguns aspectos importantes sobre a Ciência na Universidade e sobre a minha própria trajetória acadêmica na área de Ecologia e Evolução. Escrevo aqui pensando naquilo que eu gostaria de ter sabido quando comecei minha carreira como professor e pesquisador na Universidade (e nesse sentido acho que comecei com alguma vantagem, pois passei a minha vida inteira ouvindo e participando muito disso, porque meus pais foram pesquisadores e professores universitários). Um pouco dessa ideia está nos livros de Peter Medawar ("Advice for a Young Scientist"), de E. O. Wilson ("Letters to a Young Scientist") e mais explicitamente no excelente Cartas a um jovem Cientista, de Marcelo Gleiser (que faz parte de uma série mais ampla publicada pela Folha de São Paulo). Quero falar um pouco sobre Ecologia e Evolução, minha linha de pesquisa nos últimos 30 anos. Nesse tema, claro, temos tantos exemplos, incluindo S. J. Gould, Richard Dawkins, Peter Ward, E. O. Wilson, Jared Diamond, Alice Roberts, Richard Leakey. Acima de todos, em ciência de modo geral, Carl Sagan sempre foi e será uma inspiração!

Foto de Perfil.jpg
blogpost_514907_img1_curriculo-1024x397_
Inscreva-se para receber atualizações do Blog!

Success! Message received.

bottom of page